sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Experimentando o Watercooler Corsair H45



Normalmente quando você compra um processador ele já possui um sistema de refrigeração à ar incluso. Porém, se o consumidor adquirir um processador mais parrudo ou com o TDP alto, como é o caso da série FX da AMD, muita das vezes os kits de refrigeração oferecidos pelos fabricantes, Intel e AMD, não dão conta de gelar o processador adequadamente quando ele é exigido ao extremo. Processadores voltados para altíssimo desempenho ou da linha entusiastas já não contam mais com os coolers de fábrica, ficando por conta do consumidor a escolha do sistema de refrigeração.

Portanto, este pequeno guia foi escrito pensando no consumidor que compra um processador de alto desempenho e/ ou TDP alto e que querem tirar algumas dúvidas em relação ao sistema de refrigeração do seu desktop.

Para o nosso exemplo, vamos instalar o watercooler H45, fabricado pela Corsair. A máquina que irá receber o dispositivo tem a seguinte configuração:
  • ·         Processador Intel Core i7 Devils Canyon 4790K 4.00Ghz – Turbo Booster de 4.4 Ghz;
  • ·         Placa Mãe Gigabyte GA-Z97X-SLI , LGA 1150 Intel, 3000MHZ ,Chipset Z97;
  • ·         Placa de Vídeo Gigabyte GeForce GTX 970 GAMING, 4GB GDDR5 256 bit;
  • ·         HD Seagate SATA 3.5´ 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb
  •    Memória Vengeance Corsair CMZ8GX3M1A1600C9, Capacidade 8 GB DDR3 1.600MHz, Configuração de memória Dual Channel (totalizando 16GB);
  •      Gabinete Thermaltake Commander G41 – Torre média;
  •      Fonte Corsair CX 750W.

Foto da máquina quando ela foi montada.


Essa máquina foi adquirida há quase dois anos e tem essa configuração porque a intenção do dono era fazer um RAID0 com SSDs e um SLI de duas GTX 970. Porém, como a máquina vem apresentando um bom desempenho e o Direct X12 vem decepcionando, o dono ainda não realizou as atualizações do hardware. Até mesmo o seu monitor teria que ser trocado para que ele aproveitasse o máximo da máquina, então ele achou melhor esperar.

A máquina veio fazer a sua visita anual de limpeza, verificação de softwares e do funcionamento do hardware. Quando a máquina foi entregue há quase dois anos, eu fiz os testes de temperatura e não havia constatado nenhuma anomalia. Estava ok e pronta para o crime.

Só que dessa vez percebi que, quando o processador é exigido ao máximo, o sistema simplesmente abaixa a frequência do processador para que a temperatura não ultrapasse os 100 graus. E isso não é o que nós queremos, queremos desempenho máximo em todas as situações possíveis. Era hora de dar um up na refrigeração.

Dei duas opções para o cliente: Cooler Thermaltake Frio Silent 12 ou o Watercooler Corsair H45. Depois de analisar muitos testes, acabai por decidir pelo watercooler porque esse sistema consegue manter temperaturas mais baixas que o cooler a ar mencionado. Embora a primeira opção seja de excelente qualidade, ele é um pouco mais caro. O H45 aguenta até 95 Watts. Além disso, não faremos nenhum tipo de overclocking, então não era necessário comprar um watercooler mais parrudo, como H60 ou H100 por exemplo.


Analisando o H45

A Kabum sempre muito caprichosa. Comprei uma pasta térmica, mas não foi preciso usá-la.


Visualmente falando, o H45 tem boa qualidade de construção. Suas mangueiras são de borracha e bem maleáveis, aceitando algum tipo de torção. Já o radiador eu achei meio frágil e a ventoinha é feita com um plástico de boa qualidade e não apresentava rebarbas. Outra coisa a se levar em conta é o seu tamanho compacto, quando comparado a outros watercoolers mais robustos. Mesmo assim, antes de comprar, veja se o seu gabinete aceita ventoinhas de 120mm.


Instalação

A instalação é bem fácil e não requer a retirada da placa-mãe se a bandeja do seu gabinete tiver uma abertura atrás do local do socket do processador. Mas o ideal é retirar a placa de dentro do gabinete e instalar a peça, que se chama back plate, que vai servir para você aparafusar o resfriador.
Em cima desse resfriador vai uma outra peça, a Mounting Bracket. É essa peça que recebe os parafusos de fixação.



Jogo completo de peças do kit. Serve tanto para processadores Intel, quanto AMD. O Montaing Braket são essas peças pretas na parte de baixo da foto. O da Intel é da esquerda, A outra é para processadores AMD.

O back plate é colocado atrás da placa-mãe 

Ponto aonde será fixada a Mountaing Bracket


Porém, antes de fixar o resfriador, o ideal é que você prenda o radiador no gabinete. E nessa parte o trabalho deu o ar da graça. Como o gabinete do cliente é um Thermaltake, o infeliz do radiador não cabia na parte superior do gabinete, restando apenas a parte de trás para a instalação. Poderia ter optado pela instalação de dupla fan (que se chama push and pul), mas como são ventoinhas de marcas diferentes, eu achei melhor manter a original no radiador e subir com a fan do gabinete, instalando ela na parte superior. Como o gabinete tem outra fan na parte da frente jogando ar frio para dentro, a ventoinha do radiador e a outra fan fazem o papel de exaustor.

Coloque o radiador primeiro antes de fixar o resfriador.


Com o resfriador no lugar. A fan que acompanha o gabinete esta logo acima.

Vista geral do gabinete.


Um detalhe que vai deixar doido quem tem síndrome de TOC e fica olhando para dentro do computador que tem tampa de acrílico, é o símbolo da Corsair que fica em cima do resfriador. Para deixar as mangueiras na forma mais natural possível, sem fazer nenhuma pressão nelas, eu instalei o resfriador de “cabeça para baixo”. Fiz os testes com o gabinete em pé e deitado, para ver se isso afetaria o desempenho do sistema, mas nada foi constatado.

Os testes

Por falar nisso, vamos comentar como foram os testes. Para estressar o processador, utilizei o CPU-Z e Cinebench 15, enquanto que para medir a temperatura, foi utilizado o HWMonitor. São programa simples e que qualquer um pode baixar. A temperatura ambiente era de 25 graus e na “Opção de Energia” do Windows, selecionei a opção “Alto desempenho”. Também utilizamos a GPU do processador, e não a GTX 970. Vale lembrar que esses testes servem apenas como referência e não devem ser levados para o lado científico da coisa.

Pois bem, com o processador entregando 4,39 Ghz (no gerenciador de tarefas marcava 4,32 Ghz) no modo ocioso, a temperatura ficou estáveis 30 graus com o Corsair H45. Com o cooler padrão da Intel, ele marcava 50 graus. Ou seja, logo de cara, tivemos um ganho de 20 graus.

Esqueci de salvar uma imagem com o cooler padrão no modo ocioso. Essa imagem já é com o H45 instalado


Quando ligamos os programas de estresse o ganho foi ainda maior. Com o cooler padrão Intel, o i7 4790K ficou na casa dos 100 graus e não entregava a força máxima, pois o sistema diminuía a frequência, entregando um pouco mais de 3Ghz. Já com o sistema da Corsair, o processador apresentou 100% de uso de todos os seus 4 núcleos, com frequência máxima, e a temperatura oscilava entre 70 e 80 graus. Portanto, manteve os 20 graus mais baixo, mas entregou todo o potencial do processador. Só que existe um pequeno problema. A danada da fan da Corsair fala alto demais quando se exige 100% do processador, e isso pode incomodar algumas pessoas. Quando está no modo ocioso, a “turbina” não se faz presente.

Com o cooler padrão. Observe a frequência.

Temperatura batendo nos 100 graus com o cooler padrão



Temperatura na casa dos 80 graus com o H45

Processador entregando toda a frequência possível



Conclusão

Se você tem um processador com um TDP de até 95 Watts e deseja comprar um novo sistema de resfriamento, o Corsair H45 deve ser levado em conta. Além de apresentar um desempenho satisfatório nos testes, diminuindo a temperatura em torno de 20 graus (ou mais) quando comparamos com o sistema padrão, o H45 tem um bom custo x benefício. No Kabum ele pode ser seu por R$ 189,90 a vista, sem o frete, e comprando de madrugada, quando há promoção. O problema é que, quando se exige o máximo do processador, ele faz muito barulho e isso pode incomodar algumas pessoas. Vale lembrar que fizemos os testes com um i7 entregando mais de 4 Ghz e que com outros processadores o resultado pode ser diferente.

Não poderia deixar de mencionar que, mesmo durante os testes de estresse, eu pude continuar utilizando o computador normalmente. Isso porque o i7 4790K é um monstro e sequer demonstrou que estava 100% ocupado.

Abraços

4 comentários:

  1. Eu estou com um i5 2500k em 4.6ghz em full load com intel burn test chegando em 85°C (temperatura ambiente de 35°C) utilizando duas ventoinhas, de acordo com o HW Monitor o processador atinge tdp de 130w com esse clock. Tem gente utilizando processadores com tdp muito mais alto e dizendo que não passa de 60°C, ou eles estão no polo norte ou não estão utilizando o programa adequado pra estressar o processador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pode variar de processador para processador. Os seus números estão corretos. Uma coisa que pode influenciar nos testes é o tempo de estresse. Existem programas que só estressam para tr um valor de benchmark, depois ele para. O teste que eu realizo é deixar o processador sob estresse durante 3 minutos, o que muito tempo para executar qualquer tarefa. Outro cuidado que eu tive foi utilizar o gráfico integrado, que faz com que ele esquente mais. Só tome cuidado que o calor dissipado (tdp) não é a potência consumida pelo processador ç.

      Excluir
  2. Esse water cooler segura bem um i3 7100 em jogos as temperaturas ficam em torno de quantos graus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Renato.
      Deve manter em torno de 40 graus no uso normal.

      Excluir